segunda-feira, 19 de julho de 2010

Com a palavra, a torcedora azulina.

O Fenômeno Azul merece respeito!

 
Hoje o Remo estréia na série D. Depois do fracasso do ano passado, no qual a equipe azulina amargou 8 meses sem jogar, hoje, no dia do futebol, o Clube do Remo tenta escrever uma nova página dos seus 105 de história.
Este ano, o Remo teve o maior número de torcedores presentes em estádios se comparado com outras torcidas paraenses. A nação azul estava com saudades e marcou presença nos jogos. Talvez por isso, a diretoria do Remo tem dado um tiro no escuro nesta segunda-feira.
O jogo é hoje, as 20:30hs no Mangueirão. Série D. Julho, mês de férias. Preço do ingresso? R$ 20.
Isso me faz pensar: Por que R$ 20 ? Um valor que ao meu ver é alto considerando dia, mês e um time que nem vice do Parazão foi.

Seria então pra impulsionar a Adesão do Projeto Sócio Torcedor Nação Azul? Isso é uma falta de respeito e bom senso.
Eu sou sócia torcedora cadastrada pelo Plano Total: Pago R$ 25 por mês e tenho o direito de entrar em todo jogo que o Remo for mandante. Tenho entrada exclusiva e equipada com catracas para a minha entrada, é só passar o cartão.
Se o Remo fizer dois jogos agora no mês de Julho e ele for o mandante, eu pago apenas R$25, já o torcedor não-sócio pagaria R$ 40 ou R$ 30, já que o ingresso varia de 15 pra 20. Eles com certeza querem que o torcedor tenha esse pensamento. Outro erro.

Agora olhemos para o Remo. Passou 8 meses parado se preparando pra 2010 porque não tinha nada pra fazer mesmo, pois em 2009 não conseguiu a vaga para a série D. Em 2010 perdeu apenas 3 vezes no campeonato todo, juntando 1ª e 2ª fase. Na classificação geral ficou em 1º lugar com 37 pontos, mas o Campeão Paraense 2010 foi o Paysandu. O Remo nem vice campeão foi. Pra completar, o clube se viu em meio a propostas de permuta do Baenão para adquirir um novo estádio, que além de trazer infra-estrutura adequada ao setor do futebol, traria dinheiro para quitar dívidas na justiça. O problema é que depois de muito blá blá blá, jornal, revista, Amaro falando, Frade explicando em Orkut, entrevistas na Tv, voz da justiça, voz da diretoria, voz da construtora interessada, oposição fazendo de tudo pra permuta não dar certo, leilão, pedidos de tombamento e o torcedor vendo tudo isso como se estivesse no meio do tiroteio - perdido, sem informação clara e sem voz - o Remo estréia na série D já sem a proposta do novo estádio. Sim! As
construtoras desistiram da permuta. Por quê? Não sei, mas é difícil supor?

Pois então... Voltemos para o ingresso de R$ 20 e o Sócio Torcedor. É incrível como a diretoria parece que não pensa. Não é empurrando um ingresso a R$ 20 que vai fazer o torcedor aderir o nação azul. Muito menos com toda essa confusão de proposta de estádio, leilão e tombamento. Quem não ficou com receio quando o Amaro anunciou a proposta de 'venda' do Baenão', pra depois de toda conversa a construtora desistir? Isso cansa. Ainda mais quando o Clube não informa claramente o que acontece.

Ele quer que o torcedor pague um valor alto pelo jogo, pra ver se ele vira sócio, mas não faz uma propaganda na Tv ou rádio. Vocês já se imaginaram sem internet? A parcela de torcedores azulinos que tem acesso a internet é muito pequena perto do total de torcedores do Remo. Pra ver a diferença de pensamento, o meu amigo Rodrigo Freire disse o seguinte:

"Com esse valor, o sócio torcedor deve pensar assim 'R$ 20? Ainda bem que sou sócio!' enquanto o torcedor não-sócio pensa assim 'R$ 20? A noite, segunda, nas férias? Está caro!'"

É um tiro no escuro, pois da mesma forma que o torcedor pode ir motivado pelo amor ao clube, corre-se um riso muito alto do torcedor preferir ficar em casa.

Vale lembrar um fato importante:
No 1º jogo do Remo este ano no dia 18 de janeiro, as 20:30hs (Remo ganhou de 6 x 0 contra o Ananindeus), foi a estréia do Projeto Nação Azul. Catracas exclusivas estavam lá. Entrei bem tranquila, sem fila, sem confusão, sem sufoco. Mas também entrei quase duas horas antes do jogo. Todo mundo sabe que a galera deixa pra entrar faltando 30 minutos pro início da partida. Sendo assim, alguns amigos meus que iam chegando me relataram do sufoco enfrentado ao entrar no estádio. Os outros torcedores não gostaram de ver os sócios entrando com exclusividade. Perguntavam se eles eram 'os donos do Remo'. Tamanho foi o sufoco que a catraca de sócio foi liberada pra todo mundo, e teve amigo meu que é ST e pegou o tal sufoco. Eu já perdi as contas do tanto de gente que já me perguntou porque eu entro usando cartão e o que é esse projeto de ST do Remo. Falta informação. Como me disse o Abner Luiz no Twitter,"Marketing nos clubes daqui é palavrão".

O Fenômeno Azul sempre está nos estádios, e mesmo quando o mando não era do Remo eu marquei presença, assim como muitos amigos meus. A diretoria confia muito na fidelidade da torcida azulina, mas é preciso ter noção dos fatos, das atitudes e principalmente de duas conseqüências se quiserem ver os estádios como na foto que postei acima.
Não vou fechar os olhos para os erros e nem me calar quando quero fazer esse tipo de crítica. Afinal, eu acredito veementemente que nesse caso, quem cala consente, e eu quero o melhor pro Clube, pro time que eu amo desde o berço.

Finalizo com a fala de um outro amigo meu, o @MauricioRemista que disse o seguinte no twitter:

"O Remo acha que vai bombar o Projeto Sócio Torcedor sacrificando o torcedor não sócio, que é tão remista quanto nós, isso se chama AMADORISMO."

[...]

Saudações Azulinas,

 
Milene Sousa.


Texto e foto: Milene Sousa
Fotos: Remo 2 x 2 São Raimundo. Semifinal do 1º turno do Parazão 2010.