terça-feira, 20 de julho de 2010

Alívio para Neto Potiguar

Com janela de transferências antecipada, jogador pode finalmente ser inscrito pelo papão na Série C

Ameaçado de dispensa na semana passada, o atacante Neto Potiguar pode agora respirar aliviado. Os clubes brasileiros que contrataram jogadores vindos do exterior poderão inscrevê-los a partir de hoje. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou ontem que a Fifa autorizou a antecipação da abertura da janela de transferências internacionais. A decisão veio depois de muita pressão dos clubes que tinham jogadores nessa situação. A alegação seria de que vários times já estavam pagando salários a atletas sem quem pudessem utilizá-los. De acordo com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, a mudança também se deu para que o futuro treinador da Seleção Brasileira, a ser anunciado até o próximo domingo, observe os jogadores para o amistoso de 10 de agosto, contra os EUA. Dessa forma, os clubes brasileiros poderão inscrever atletas vindos do exterior após o dia 20 de julho e contar com os reforços nas próximas partidas do Campeonato Brasileiro em todas as suas séries. A princípio, a janela só seria aberta no dia 3 de agosto.

O anúncio foi feito primeiramente pela Federação Gaúcha de Futebol, entidade que estava na linha de frente do pedido atendendo a reivindicação do Internacional-RS. 'Foi uma bandeira levantada por mim no congresso da Fifa (em Zurique), junto ao Ricardo Teixeira. O diretor jurídico da CBF entrou em contato, e fui a primeira pessoa comunicada disso. A Fifa atendeu ao pedido do presidente Ricardo Teixeira em caráter extraordinário. Eram cerca de 60 profissionais parados, recebendo salário, sem ter o direito de trabalhar. Prevaleceu o consenso', disse Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha, em entrevista ao site G1.

Neto Potiguar foi contratado junto ao futebol mexicano e, ontem, era a imagem do alívio. 'É um grande alívio. Vim para jogar e estava nessa situação. Estou muito feliz e satisfeito, além de pronto, porque continuei treinando forte', disse o jogador, que brincou que no elenco ninguém está com mais fome de bola que ele. 'É difícil achar outro jogador, pois estou com muita fome de bola. Esses dias que virão serão diferenciadas porque estarei com mais vontade ainda.'

Das cabines do Leônidas Castro, ele viu o Papão golear o Rio Branco-AC no sábado e sabe que a missão de ganhar de volta a vaga no ataque será das mais complicadas. 'Foi um jogo aberto, o que é difícil de acontecer numa Série C. Mas foi mais pela qualidade do Paysandu, que teve uma partida muito boa. Vai ser difícil entrar no time. Vou ter que fazer valer esse apelido, já que o Thiago foi muito bem tecnicamente e teve uma entrega enorme. Ele arrebentou', disse. 'Tive uma inveja boa vendo o time, uma inveja sadia. Queria estar lá dentro de campo com meus companheiros', finalizou Neto Potiguar.

 

Texto: Jornal Amazônia