domingo, 8 de agosto de 2010

Muita coisa em jogo no mangueirão

Leão enfrenta o américa-am para espantar desconfiança na série D

Hoje, às 16 horas, entram no gramado do Mangueirão a motivação dos jogadores azulinos para abrir o caminho do time na Série D do Campeonato Brasileiro, a obrigação do time comandado por Giba Maniaes em obter atuação e resultado convincentes para evitar um início de crise no Baenão, a esperança de milhares de remistas e a ousadia de um adversário indigesto. Por tudo isso, a partida do grupo A1 será determinante para o futuro do vice-líder Remo e do primeiro colocado América-AM na competição.

A vitória deixa uma das equipes a praticamente três pontos da classificação - ambas somam cinco pontos no momento. A derrota força a necessidade de dois triunfos nas duas rodadas restantes para se agarrar na barreira dos onze pontos - número considerado suficiente para seguir à próxima fase. O empate, portanto, não interessa a ninguém.

E se o confronto promete ser tenso, a semana antecedente ao jogo seguiu clima semelhante para os azulinos. Na segunda-feira, explicações cabisbaixas do empate na partida ocorrida no dia anterior, frente ao América (1 a 1, em Rio Preto da Eva). Na terça-feira, a divulgação da bronca dada pelo treinador aos jogadores ainda em Manaus. Na quarta, o pronunciamento dos próprios atletas que estabeleceram a vitória convincente como único resultado aceitável no jogo dentro de casa.

Na quinta, um treino tático que indicava a possibilidade de mudança no time, com a saída de Gian e a entrada do recém-contratado Canindé. Por fim, na sexta, a confirmação dessa e de outra troca no meio-de-campo - sai o volante Didão e volta o "cão de guarda" Danilo Mendes. No mesmo dia, porém, a má notícia envolvendo a contusão do atacante Landu, que sofreu uma luxação no braço esquerdo durante a atividade e foi vetado para o compromisso desta tarde.

Sem poder contar com o xodó da torcida azulina, Giba ficou na dúvida sobre quem escalar ao lado do centroavante Zé Carlos. A vaga aberta no ataque é disputada por três jogadores: Vélber, Samir e Héliton. Sendo que o primeiro tem maiores chances de iniciar a partida, uma vez que o segundo não treinou na sexta-feira devido a dores musculares e o terceiro ainda não recuperou o ritmo de jogo ideal, depois de passar três semanas em recuperação de uma lesão na coxa.

"O jogo vai acontecer no domingo de tarde e antes da partida eu divulgarei a escalação. Isso já aconteceu antes e não tem razão para eu me apressar. A escalação será definida pelo que cada um dos jogadores mostrou nos treinamentos. São atletas com experiência e capacidades técnicas diferentes, mas que podem render muito bem para o time", explicou o treinador azulino.

Texto: Amazônia Jornal