quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um problema crônico

O fraco desempenho ofensivo do Remo no empate sem gols com o Cristal-AP, no domingo passado, ganhou atenção especial do técnico Giba Maniaes na semana de treinos (que começou ontem) para o jogo contra o América-AM, no Estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva (AM), marcado para a tarde do próximo domingo.

O capricho nas finalizações foi a principal cobrança no treino de ontem pela manhã, no Baenão, em que não só os atacantes do Leão Azul foram repreendidos. As oportunidades desperdiçadas em Santana afetaram todos os setores do time. "Futebol é repetição. Precisamos treinar mais como bater na bola. Em um jogo, surgem duas ou três oportunidades. Aí temos de marcar", já havia avisado o treinador após o 0 a 0 fora de casa.

A responsabilidade de balançar as redes adversárias está com o camisa nove do Leão, o centroavante Zé Carlos. O atacante, no entanto, ainda não marcou nenhuma vez. O fraco desempenho de Landu, parceiro de ataque e maior xodó dos azulinos, também não passou despercebido. Tanto que os próprios atletas lamentaram a falta de conclusão eficiente diante do Cristal. Ambos, no entanto, procuram manter a tranquilidade. "É claro que a responsabilidade de fazer gols é do ataque e nós ainda não conseguimos fazer estes gols. Por isso, encaro as críticas como normais", reconheceu Landu.

"Foram só dois jogos. No primeiro, acredito que foi mérito do goleiro. No segundo, a defesa adversária dificultou muito e não conseguimos encontrar um jeito de chegar ao gol. Todos buscam seu espaço e quero continuar aproveitando a oportunidade", ponderou o centroavante Zé Carlos, que jogou meio que "no sacrifício" contra o Cristal, uma vez que havia sofrido uma contusão nas costas no treino de sexta-feira.

Coletivo - Mesmo com pouco tempo para treinos específicos, o técnico Giba Maniaes já deixou claro que poderá testar mudanças táticas na equipe. Uma mostra disso, o torcedor azulino deve ter no treino coletivo programado para a tarde de hoje. É possível que Samir seja observado no lugar de Landu. Nos dois primeiros jogos, o meia substituiu justamente o companheiro de Zé Carlos e, mesmo tendo passado pouco tempo em campo, aproveitou bem as oportunidades.

Outra alteração que pode ser testada hoje seria a entrada do volante Didão no meio- campo, com Danilo Mendes sendo sacado da equipe. Neste caso, o novato Júlio Bastos atuaria como primeiro volante. Existe também a remota chance do zagueiro Ênio entrar no lugar de San.
Enquanto isso, o zagueiro Raul e o atacante Héliton, liberados pelo Departamento Médico, devem participar da movimentação entre os reservas. Já o lateral esquerdo Márcio Loyola e o meia-atacante Canindé, contratados recentemente, ainda estão aprimorando o condicionamento físico.

De qualquer forma, o time mais provável para iniciar o treinamento deve contar com: Adriano, Lima, San, Pedro Paulo e Marlon; Danilo Mendes, Júlio Bastos, Gilsinho e Gian; Zé Carlos e Landu.


Texto: Amazônia Jornal