quinta-feira, 29 de julho de 2010

Raul se livra de cirurgia para a retirada de hérnia inguinal

O zagueiro Raul, do Remo, não precisará, por enquanto, passar por cirurgia e fará um tratamento conservador para a hérnia inguinal diagnosticada há duas semanas. Segundo o diretor do Departamento Médico do clube, Ricardo Ribeiro, o jogador ficará afastado dos treinamentos por aproximadamente três semanas - o que o deixa de fora do restante da primeira fase da Série D.

"Após termos analisado os novos exames, com o auxílio de um urologista e de um clínico geral, decidimos descartar a cirurgia para o caso do Raul. Isto porque verificamos que a hérnia é tão pequena e causa tão pouco incômodo que não justificaria uma intervenção cirúrgia", explicou Ribeiro. "Com isso, ele passará por um tratamento conservador. Um tratamento com os fisioterapeutas do clube. Em duas ou três semanas ele já deverá estar de volta", complementou.

O médico remista explicou ainda que parte do tratamento recomendado ao atleta baseia-se simplesmente em reforço muscular na região afetada (púbis) e na prática de alongamentos. "O problema é que alguns jogadores, especialmente os mais jovens, não costumam fazer os alomgamentos de forma correta no seu dia a dia de treinamentos. Com isso, há maior facilidade para que ele acabe sentindo dores musculares que muitas vezes são confundidas com sintomas de contusões mais graves", argumentou.

Segundo Ricardo Ribeiro, outros atletas convivem com o mesmo problema de Raul e, tomando as precauções necessárias, seguem atuando normalmente. "Um caso que conhecemos muito bem é o do Jaílson, ex-jogador do Remo e que atualmente está no Cametá", revelou o médico. "Ele tem uma hérnia do mesmo tipo da que o Raul tem e joga normalmente sem jamais ter precisado passar pela mesa de operação".


Fonte: Amazônia Jornal